quinta-feira, 5 de abril de 2007

Santos bate o Defensor e ratifica primeiro lugar

O Santos manteve-se com 100% de aproveitamento na Copa Libertadores da América ao vencer o Defensor Sporting por 2 a 0, gols de Marcos Aurélio e Rodrigo Tabata, nesta quinta-feira, no Uruguai. O resultado assegurou a primeira colocação do grupo 8 ao Peixe, que agora briga pela liderança geral da competição.
Em sua chave, o Santos soma 15 pontos contra nove do Defensor Sporting. Gimnasia e Esgrima, com três, e Deportivo Pasto, sem nenhum, enfrentam-se ainda nesta quinta. No dia 19 de abril, na última rodada do grupo, o Peixe visitará o lanterna colombiano, enquanto o time uruguaio pegará o argentino também fora de casa.

Pelo Campeonato Paulista, o Santos também já está classificado para a próxima fase, e tem como missão confirmar a liderança da primeira etapa. Pode conseguir no domingo, contra o Noroeste, em Bauru. Para este compromisso, contará com os reforços do zagueiro Antônio Carlos e do atacante Rodrigo Tiuí, recuperados de lesões.

Empurrado por sua torcida, o Defensor Sporting insistiu nas jogadas aéreas no início da partida desta quinta. Os uruguaios até conseguiram acuar o Santos no campo de defesa, mas pecavam pela falta de objetividade e sobrecarregavam Sebastián Ariosa na criação. Pelo Peixe, as investidas de Kléber eram a principal arma ofensiva.

Aos 21 minutos, no entanto, Zé Roberto fez jus à condição de craque do time e quase abriu o placar para o Santos. O meia arriscou de longe, e a bola passou à esquerda do goleiro Martín Silva. O Defensor respondeu em seguida com Ariosa, que aproveitou sobra da zaga e, de trivela, assustou Fábio Costa.

Mas os lances de perigo não foram muito além dos chutes de Zé Roberto e Ariosa. O ritmo do jogo caiu no decorrer do primeiro tempo, justificando o 0 a 0 no marcador. Precisando da vitória para encostar no Santos na tabela, o Defensor tomava a iniciativa de atacar, mas não fazia o suficiente para chegar ao gol.

Para mudar o panorama da partida na etapa complementar, o técnico Wanderley Luxemburgo mexeu na lateral direita do Santos, trocando Denis por Pedro. O substituto, contudo, não conseguiu fazer muita coisa em seus primeiros minutos em campo. Quem pareceu crescer após o intervalo foi o Defensor Sporting.

Aos 4 minutos, Williams Martinez soltou o pé e acertou o travessão. No rebote, a zaga do Santos conseguiu afastar o perigo. Os jogadores do time uruguaio ainda pressionaram o árbitro pedindo o gol, mas sem razão. Na seqüência, continuaram o bombardeio com bolas alçadas na área e finalizações precipitadas.

Na tentativa de acabar com a pressão do Defensor, Luxemburgo sacou Cléber Santana e Jonas para as entradas de Pedrinho e Rodrigo Tabata. O resultado foi imediato. Aos 23, Tabata puxou o ataque do Peixe, que culminou com passe de Rodrigo Souto para Marcos Aurélio. O atacante cortou a marcação e acertou o canto: 1 a 0.

O gol abateu o Defensor Sporting e seus torcedores. Animado, o Santos passou a dominar as ações da partida, até conseguir assegurar o placar favorável. Aos 38 minutos, Zé Roberto se livrou do marcador e acionou Rodrigo Tabata no ataque, que girou e bateu forte. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

Nenhum comentário: