quinta-feira, 5 de abril de 2007

Nos pênaltis, Palmeiras é eliminado pelo Ipatinga

Após devolver o placar de 2 a 0 ao Ipatinga, nesta quinta-feira, no Parque Antártica, o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil na disputa por pênaltis (4 a 3). Martinez, Edmundo e Amaral desperdiçaram suas cobranças. Com o resultado, o time mineiro ganhou o direito de enfrentar o Sport nas oitavas-de-final da competição.
Fulminante no primeiro tempo, o Palmeiras não conseguiu o gol que lhe faltava para eliminar a disputa por pênaltis com o Ipatinga. Após os gols de Michael e Martinez no tempo normal, o Verdão ficou mais lento com a entrada de Edmundo no intervalo e, nem com um homem a mais em campo, conseguiu balançar as redes pela terceira vez.

A torcida e a comissão técnica do Verdão reclamaram do árbitro Luís Antônio Silva Santos, que mandou voltar cobranças em que os goleiros dos dois times fizeram defesas. A de Cavalieri poderia ter decidido a série em favor da equipe paulista.

No domingo, o Palmeiras tem outra decisão, desta vez válida pelo Paulistão. Contra o Guaratinguetá, novamente no Palestra Itália, o Verdão precisa do resultado para continuar brigando pela classificação para as semifinais.

Com o apoio da torcida (22 mil pagantes), o time alviverde iniciou o jogo afobado em busca do gol a qualquer custo e sofreu desde os primeiros minutos com os contra-ataques do Ipatinga.

Aos 12 minutos, quando o time mineiro ameaçava complicar e já havia conseguido pendurar Pierre com um cartão amarelo, Michael fez uma jogada individual muito bonita e colocou fogo no estádio. O palmeirense passou por Beto e Márcio Alemão antes de bater de pé direito no canto, sem chances para o goleiro Rodrigo Posso.

Se estava melhor no jogo nos primeiros minutos, o Ipatinga se desestruturou após o gol sofrido. Os passes errados viraram rotina e o time não sabia mais como fazer a transição da defesa para o ataque.

Aos 29 minutos, Osmar chegou a marcar um gol, que foi prontamente anulado. O auxiliar estava atento e viu impedimento. Após o susto, o Ipatinga melhorou levemente, mas continuava com dificuldades no ataque.

O técnico Flávio Lopes dizia ao representante que o árbitro não marcava faltas para seu time e marcava todas para o Palmeiras. Aos 32 minutos, em uma dessas infrações próximas da área, Martinez mais uma vez bateu com precisão e acabou com a vantagem obtida pelos mineiros no primeiro jogo.

Com a soma dos placares indicando uma disputa por pênaltis, o Ipatinga procurou se acertar. Márcio Alemão cabeceou livre e assustou Cavalieri. Henrique acertou o travessão nos minutos finais, quando o Palmeiras oscilava.

Com as orientações do intervalo e Edmundo no lugar de William, o Palmeiras retornou mal para o gramado. Valmir substituiu Leandro e o Ipatinga voltou a criar chances de gol. A resposta só veio aos 16 minutos em chute forte de Martinez que saiu pela linha de fundo.

Matheus fez falta dura em Michael e o árbitro Luis Antônio Silva Santos resolveu expulsar o zagueiro do Ipatinga mesmo sem antes mostrar o amarelo. Sob novos protestos mineiros, o jogo seguiu.

Diego Silva saiu na cara do gol palmeirense e perdeu a jogada enquanto pedia pênalti. Florentin substituiu Osmar para aumentar o poder de fogo palmeirense.

Mesmo com um homem a menos, o Ipatinga seguia perigoso no ataque. Apenas o goleiro Rodrigo Posso gastava os minutos como podia. O Palmeiras se esforçou, cruzou muitas bolas na área, mas não conseguiu fazer o terceiro gol.

Nenhum comentário: