quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Meninas do Brasil estréiam com goleada




Foi uma estréia fácil como se esperava. Sem sustos. Só o placar não foi histórico como poderia. O Brasil falhou muito nas finalizações, mas mesmo assim goleou. A vitória de 5 a 0 sobre a Nova Zelândia, nesta quarta-feira, no Wuhan Sports Center Stadium, na China, abriu a caminhada das meninas rumo ao inédito título da Copa do Mundo. Daniela Alves, Cristiane e Renata Costa marcaram em belos chutes de fora da área, e Marta fez os outros gols. O resultado manteve uma tradição do futebol brasileiro. Vencer sempre nas estréias da Copa do Mundo. Em 1991, a seleção bateu o Japão por 1 a 0; em 1995, ganhou da Suécia pelo mesmo placar; em 1999, goleou o México por 7 a 1; e em 2003 passou pela Coréia do Sul por 3 a 0. Após quatro edições da Copa do Mundo, a melhor campanha do Brasil foi um terceiro lugar em 1999, nos Estados Unidos.

Com o resultado, o Brasil está em primeiro lugar do Grupo D, com três pontos. A China, que venceu a Dinamarca por 3 a 2 na outra partida do grupo, também tem três mas perde no saldo de gols. No próximo sábado, a seleção enfrenta a anfitriã China, novamente em Wuhan.


Os primeiros cinco minutos foram de estudo para a seleção brasileira. Sem conhecer nada da Nova Zelândia, a equipe preferiu não arriscar muito. O time só começou a se soltar ao ver que as rivais jogavam apenas com uma atacante: Wendi Henderson. Além disso, a única jogada de perigo parecia ser as bolas paradas cruzadas na área.

Daniela Alves, então, passou a aparecer mais no ataque. E foi dela o primeiro gol da seleção. Após bela jogada, a camisa 7 chutou da intermediária. A bola ganhou efeito e foi no ângulo de Bindon, que não conseguiu defender.

O gol aos dez minutos deu mais tranqüilidade para a seleção brasileira. A equipe ficava com a bola e criava muitas chances. Mas falhava na finalização. Cristiane teve duas boas chances, Simone mais uma. Todas para fora. Além disso, a seleção arriscava muitos chutes de longe em vez de tentar entrar tabelando pela defesa da Nova Zelândia. E a pontaria não estava boa.

No segundo tempo, a seleção voltou melhor, com mais tranqüilidade para trabalhar a bola. O segundo gol saiu aos oito minutos. Cristiane acertou uma bomba no ângulo esquerdo de Bindon. Na comemoração, muita dança.

Aos 19 minutos do segundo tempo, após uma bela jogada da seleção brasileira, Daniela Alves mandou uma bomba, que bateu no travessão. Ela perdeu outra ótima oportunidade pouco depois, chutando, da marca do pênalti, em cima da goleira.

Faltava um gol de Marta, que jogava bem, mas não brilhava. O primeiro deles saiu aos 28 minutos. A melhor do mundo recebeu passe de Cristiane na área e chutou cruzado, rasteiro, sem chance para a goleira Bindon. A vitória estava garantida. Renata Costa ainda fez um golaço em um chute de fora da área e, nos acréscimos, Marta roubou bola na área e soltou a bomba de esquerda para fechar o caixão das neozelandesas.

A superioridade brasileira foi tanta que a goleira Andréia só fez uma defesa em toda a partida. O Brasil ficou com 66% da posse de bola, contra 34% da Nova Zelândia. E a seleção deu 23 chutes contra apenas dois do adversário.

Nenhum comentário: