sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Invencibilidades à prova em São Januário


O melhor mandante do Brasileiro tem encontro marcado com o visitante mais perigoso da competição, neste sábado, às 16h, em São Januário. Dono do terceiro ataque mais eficiente, o Vasco tentará furar a defesa do São Paulo, que tomou apenas sete gols em 24 partidas. Para se ter uma idéia, o goleiro Rogério Ceni está invicto há 808 minutos. Tarefa impossível para os vascaínos?

- Fazer gols depende de nossa movimentação. Eles têm um belo goleiro, uma boa defesa, mas não existe time imbatível – afirma o atacante Leandro Amaral.

O Gigante da Colina tem os números a seu favor. Invicto em casa, o time marcou em todas as partidas disputadas na Colina. E foram nada menos que cinco goleadas.

No Tricolor, todos sabem que o jogo contra o time carioca será um dos mais difíceis da competição. Mas os jogadores estão confiantes na vitória e, claro, na quebra da soberania do Vasco.

- Para tudo tem um momento. Ficamos 23 partidas sem perder no ano passado. Chegou a hora de alguém ir lá (a São Januário) e ganhar essa partida - acredita o zagueiro Miranda.

O Tricolor é líder isolado do Brasileirão, com 51 pontos. O Vasco, com um jogo a menos, é quarto colocado, com 39.

O Vasco completou, no dia 6 de setembro, um ano de invencibilidade na Colina e é o único time no Brasileirão que ainda não perdeu em seu estádio. Com o trunfo de atuar em casa, os jogadores estão confiantes na vitória sobre o líder.

- Nosso pensamento é ficar sempre entre os quatro primeiros, mas sem perder de vista a briga pelo título. Para isso, temos de vencer o São Paulo, que é um adversário direto. Em São Januário, nosso time é muito forte e contamos com a força da torcida, que sempre faz a diferença – diz Leandro Amaral.

O time cruzmaltino conta ainda com um belo retrospecto: perdeu apenas uma vez para o Tricolor em São Januário. Foi na Colina também que o Vasco goleou o adversário por 7 a 1, em 2001. A maior goleada na história dos confrontos entre as equipes.

O técnico Celso Roth poderá contar com Conca, que cumpriu suspensão na derrota para o Grêmio, por 3 a 1, na quarta-feira. Porém, terá o desfalque do zagueiro Jorge Luiz. A tendência é de que Roth improvise Rubens Júnior na zaga, como já fez em outras ocasiões, e lance Guilherme na lateral-esquerda.

O volante Perdigão, por sua vez, ainda é dúvida. Ele torceu o tornozelo direito no jogo de quarta-feira, mas o exame apontou apenas uma lesão leve. Em tratamento intensivo de fisioterapia, o jogador fará um teste no sábado para saber se tem condição de jogo. Caso seja vetado, Andrade tem chance de entrar em seu lugar. Se optar por jogar mais fechado, Roth pode colocar Xavier.

Se o Vasco tem sido imbatível em casa, o São Paulo é o time com melhor desempenho como visitante na competição. Até o momento, foram sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, com aproveitamento de 69,4%. Isso contando o clássico contra o Corinthians, cujo mando era do adversário, mas foi jogado no Morumbi.

Outro trunfo do líder isolado é a defesa, que tomou apenas sete gols durante toda a competição. Para este setor, o técnico Muricy Ramalho fará uma alteração obrigatória: a volta de Miranda no lugar de Alex Silva, que está machucado e só se recupera em duas semanas. O treinador está preocupado com o desgaste excessivo de seus atletas pela maratona de jogos. Aloísio, por exemplo, sente dores musculares após uma pancada no peito. Se ele não puder jogar, Borges será o substituto.

Nenhum comentário: