domingo, 19 de agosto de 2007

Vasco joga 'para o gasto' e bate América-RN


Rodada após rodada a música empolgante da torcida vascaína ganha contornos reais e argumentos convincentes. Na tarde deste domingo, com o estádio abarrotado e em festa, o time cruzmaltino derrotou o América-RN por 2 a 0 na abertura do returno do Campeonato Brasileiro e subiu ainda mais na tabela. O herói do jogo foi Leandro Amaral, autor de dois gols. Ele tem sete na artilharia da competição.

A equipe de Celso Roth tem 34 pontos e pode terminar o dia na vice-liderança (Botafogo e Cruzeiro entram em campo às 18h10m) e acumula marcas significativas. São sete jogos de invencibilidade entre partidas do Nacional e da Sul-Americana. Mas o xodó da torcida é o desempenho na Colina. São oito vitórias e um empate no Brasileirão e quase um ano sem derrotas no estádio (a última foi no dia 6 de setembro de 2006).

Por outro lado, as marcas do América-RN envergonham. Em 20 jogos, o time somou apenas dez pontos e caminha a passos largos para a Segunda Divisão em 2008. São sete derrotas consecutivas. A diretoria tenta evitar o desastre com dispensas e contratações de última hora. Mas, até agora, nada adiantou.

Na próxima jornada, os vascaínos viajam a Recife para entrentar o Sport, domingo. No mesmo dia, o time potiguar recebe o Santos, no Machadão।

O meio-campo era o limite para o América-RN nos primeiros minutos do jogo. Insistindo nas jogadas pela lateral esquerda e com forte marcação no meio-campo, o Vasco sufocou. Aos quatro minutos, Enilton chutou da marca do pênalti e Gléguer defendeu.

A bola continuou rondando a baliza americana na seqüência, mas com menos intensidade. Vilson e Enílton quase abriram o placar. Mas, aos 30 minutos, os visitantes resolveram responder "presente" na chamada de São Januário.

Reinaldo chutou forte e Silvio Luiz espalmou. Na cobrança do escanteio, Paulo Isidoro cabeceou sozinho e o goleiro, bem posicionado, segurou.

Impaciente com a demora no primeiro gol, os vascaínos pediram Andrade. Mas o "cala a boca" veio aos 40 minutos. Leandro Amaral chutou, Gléguer espalmou para frente e Enílton iria concluir. Isso se não fossem as duas mãos de Cris que cometeram pênalti. Na cobrança, Leandro Amaral chutou rasteiro, no canto esquerdo e marcou.

Com a vantagem, o Vasco controlou tranqüilamente o jogo no segundo tempo. Enilton perdeu um gol aos seis minutos e Leandro Amaral outro aos 16. O atacante, inspirado, arrancou aos 30 minutos, aproveitou a falha de Cris e marcou o gol de número 50 dele em campeonatos brasileiros.

Enfim, o técnico Celso Roth atendeu o pedido da torcida e colocou Andrade em campo, aos 38 da etapa final, no lugar de Perdigão. Ainda deu tempo para o volante cobrar com muito perigo uma falta e obrigar Gléguer a fazer bela defesa, no fim da partida.

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Nenhum comentário: