quarta-feira, 18 de julho de 2007

Brasil dá show, faz 10 a 0 e avança à próxima rodada


Um massacre. Assim pode ser considerada a vitória da seleção brasileira feminina de futebol nesta quarta-feira, pela quarta rodada do grupo A dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Grande favorita à conquista do ouro, o time nacional derrotou o Equador por 10 a 0 no Estádio João Havelange e assumiu a liderança da chave.

Mesmo com a humilhante goleada, o Brasil não assumiu a primeira colocação da chave. Com nove pontos e saldo positivo de 19 gols, a equipe ainda fica atrás do Canadá, que massacrou a Jamaica por 11 a 1 no Centro de Futebol Zico e se manteve à frente. O time da América do Norte leva a melhor por ter 21 gols de saldo. O Equador, por sua vez, se fundou ainda mais na lanterna do grupo, sem ter pontuado.

As grandes artilheiras da partida foram Marta e Cristiane, que balançaram as redes quatro vezes cada uma. Ainda deram sua contribuição para o elástico placar Pretinha e Daniela Alves, com um gol cada. Além disso, a goleira equatoriana Carla Wray, que cometeu sucessivas falhas. Na próxima rodada, a última da primeira fase, a seleção feminina encara a sua principal rival no grupo, o Canadá. Já o Equador tem pela frente o Uruguai, no duelo para decidir o último colocado do grupo.

O jogo: O massacre começou logo aos nove minutos de partida, quando Marta fez boa jogada pela direita e encontrou Cristiane na área, que desviou de cabeça e marcou o primeiro para o Brasil. Aos 18 minutos, a seleção feminina ampliou em jogada parecida. Mais uma vez, Marta cruzou da direita e Daniela Alves acertou um belo voleio. A goleira Wray, no entanto, deu a sua contribuição ao falhar pela primeira vez na partida.

A partir daí, o tome verde e amarelo encontrou o caminho do gol. Contando com uma defesa muito fraca, Marta correu pela esquerda, invadiu a área e rolou para Cristiane, que se antecipou à defesa e bateu de esquerda.

Três minutos depois, o quarto gol brasileiro saiu com nova jogada pela linha de fundo. Após cruzamento da esquerda, a goleira equatoriana saiu mal e Cristiane completou de cabeça, marcando seu terceiro no jogo.

Antes mesmo de terminar o primeiro tempo, aos 35 minutos, a equipe nacional aproveitou para marcar o seu quinto tento. Marta foi lançada em profundidade, duas zagueiras do Equador se atrapalharam com o quique da bola, que sobrou para Marta chutar de primeira, no contrapé de Wray

No segundo tempo, o Brasil não se acomodou e marcou o sexto gol logo aos dois minutos. Daniela tentou o cruzamento na área e pegou mal na bola. O chute, mesmo torto, surpreendeu Wray adiantada e entrou, em um belo gol de cobertura. Oito minutos depois, Marta marcou seu segundo na partida aproveitando nova falha da defesa em bola alçada na área, mandando de esquerda no ângulo da meta do Equador.

Aos 20 minutos, mais uma vez Wray falhou. Ela chegou a defender dois chutes seguidos, mas soltou a bola nos pés de Pretinha, que limpou a jogada e completou para as redes. Momentos depois, Pretinha fez linda jogada pela esquerda e rolou para Marta dentro da área, que empurrou para o gol.

O décimo gol saiu aos 45 minutos. Marta foi lançada em velocidade, invadiu a área e chutou cruzado, marcando seu quarto na partida.

Nenhum comentário: