quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Arsenal perde, mas fica com o título


Inspirado em Digo Armando Maradona, que marcou presença no estádio El Cilindro, em Avellaneda, o pequeno time argentino conquistou seu primeiro título internacional. Mesmo com a derrota de 2 a 1 para o América do México, o Arsenal se sagrou campeão da Copa Sul-Americana, no início da madrugada desta quinta-feira.
O título ficou com a equipe argentina no número de gols marcados na casa do adversário, já que no primeiro jogo vencera no estádio Azteca por 3 a 2. Antes da partida final, Maradona enviou uma saudação de incentivo gravada aos jogadores do Arsenal. Deu certo.
Esta é a quarta vez que uma equipe argentina fica com a Copa Sul-Americana, que é disputada desde 2002. Logo no primeiro ano de disputa, o San Lorenzo foi campeão, e, em 2004 e 2005, o título ficou com o Boca Juniors. Em 2003, o campeão foi o Cienciano, do Peru, e no ano passado o troféu ficou com o Pachuca, do México.


O time mexicano começou a partida mais organizado e, em contra-ataque aos 17 minutos, abriu o marcador com um gol contra de Christian Diaz. O gol sofrido fez o Arsenal armar uma blitz em busca do gol de empate, que não veio até o fim da primeira etapa. No entanto, chances não faltaram.
Aos 21, Calderón chutou na trave esquerda de Ochoa, após rebote do goleiro. Oito minutos depois, novamente Calderón chutou a bola no travessão. Aos 31, Mosquera conseguiu perder uma chance incrível na pequena área, chutando para fora o empate. Cinco minutos, San Martín cabeceou e Ochoa fez grande defesa a escanteio.
O América só conseguiu algo novamente aos 37, quando reclamou com razão de um pênalti em Cabañas. Como o resultado ainda lhe dava o título, o Arsenal deu uma acalmada e não forçou tanto até o fim do primeiro tempo.


No segundo tempo, Villar deu um susto em Ochoa logo aos dois minutos com forte chute de fora da área. A bola passou à direita do goleiro do América. Aos cinco, Gomez também arriscou de fora da área e, desta vez, Ochoa soltou a bola, mas a zaga afastou o perigo.
Aos poucos, o América foi tomando conta do jogo e, aos 18, Juan Carlos Silva deu um forte chute de pé esquerdo, dentro da área, e ampliou a vantagem, que passava o título para mãos mexicanas. O Arsenal continuou lutando e, aos 20, Gomez chutou cruzado e Ochoa espalmou para escanteio.
Apoiado por sua torcida, o pequeno time argentino não queria perder a chance de conquistar seu primeiro título internacional e partiu para cima do adversário à procura de pelo menos um gol que lhe garantiria o título. Mas aos 34, o América é que quase marcou em chute de Insua de dentro da área. Porém, um minuto depois, Ochoa fez outra grande defesa em chute de Gomez.
De tanto insistir, com muita raça, Andrizzi conseguiu o tão desejado gol, chutando de pé esquerdo no canto esquerdo do goleiro do América, após lutar muito pela posse da bola na área. No fim, já com festa argentina nas arquibancadas, Castromán, do América, foi expulso de campo.

Nenhum comentário: