sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Kaká entre os três melhores da Fifa


Fifa anunciou nesta sexta-feira os três finalistas que vão concorrer ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo. Kaká, do Milan, é o grande favorito na corrida pela conquista, mas terá a forte concorrência de Cristiano Ronaldo, do Manchester United, e Messi, do Barcelona.
Entre as mulheres, o Brasil também tem grandes chances de levar o prêmio mais cobiçado do futebol mundial. As brasileiras Marta e Cristiane vão concorrer com a alemã Prinz. A entidade, que no ano passado escolheu o zagueiro italiano Fabio Cannavaro e a atacante brasileira Marta, anunciará o nome dos vencedores da 17ª edição do prêmio em cerimônia de gala, que será realizada na Ópera de Zurique (Suíça), no próximo dia 17 de dezembro.
Vencedor do tradicional Bola de Ouro, prêmio da revista francesa "France Football" (o anúncio oficial será feito neste domingo), Kaká surge como favorito. Suas atuações na campanha que rendeu ao Milan o título da Liga dos Campeões deste ano foram sensacionais. No segundo semestre de 2007, o brasileiro deixou o ritmo cair, mas, ainda assim, tem sido vital para o seu time. Por isso, só perderá o prêmio caso a zebra resolva passear por Zurique.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

ACABOU A SÉRIE C,TEVE MUITA EMOÇÃO

O Campeonato Brasileiro da Série C 2007 é a terceira divisão do futebol brasileiro disputado entre 7 de Julho e 1 de Dezembro. Seu regulamento foi similar ao do ano anterior: 64 times divididos em 16 grupos de 4 na primeira fase, classificando-se os dois melhores de cada grupo para a segunda fase. Na segunda fase foram 8 grupos de 4 equipes, com as 2 melhores se classificando à terceira fase, que teve 4 grupos de 4 times. Os dois melhores de cada grupo disputaram um octagonal, com os 4 melhores se classificando à Série B de 2008.
O torneio foi vencido pelo Bragantino, que se qualificou a disputar a Série B em 2008, juntamente com o Bahia, o ABC e o Vila Nova. O torneio deveria encerrar-se em 28 de novembro, mas irá durar até 1º de dezembro devido o adiamento da partida entre Nacional de Patos e Barras na fase final (as equipes não tem chances de subir).

CHANCES DE REBAIXAMENTO.

Como américa e juventude já deram adeus a série A, só restaram duas vagas para três times (Corinthians,Goiás e Paraná) veja as chances de queda para cada um deles segundo o site infobola, do matemático Tristão Garcia:

18-PARANÁ: 89%
17-GOIÁS: 53%
16-CORINTHIANS: 58%

JOGOS DA 38 RODADA:

VASCO X PARANÁ
GOIÁS X INTERNACIONAL
GRÊMIO X CORINTHIANS

Descenso tem desfecho na última rodada


Os resultados desta quarta-feira benficiaram o Paraná, que ganha sobrevida após as derrotas do Corinthians para o Vasco por 1 a 0, e do Goiás para o Atlético-MG por 4 a 1.Os últimos dois rebaixados serão decididos apenas na última rodada do Brasileirão, no próximo domingo. Em 16º com 43 pontos, o Corinthians tem grande desafio contra o Grêmio no Olímpico. Em 17º com 42 pontos, o Goiás recebe o Internacional no Serra Dourada. Em 18º com 41 pontos, o Paraná batalha contra o Vasco em São Januário.
Mesmo perdendo para o Figueirense por 2 a 0, o Náutico garantiu permanência na Série A em 2008. Mais uma vez, o fiel da balança pode ser o Vasco, rival do Tricolor de Curitiba na rodada final.


Mas o grande protagonista do desfecho do Brasileirão pode ser o Internacional. Já classificado para a Copa Sul-Americana, o Colorado pode fazer a diferença pela permanência do Corinthians na elite do futebol brasileiro, pois será o adversário do Goiás. Logo o Inter, que foi prejudicado por erros de arbitragem e pelo escândalo da manipulação de resultados do árbitro Edílson Pereira de Carvalho em 2005, ano em que foi vice-campeão atrás do prórprio Corinthians.

Timão perde do Vasco e segue em perigo


O Corinthians não fez sua parte para escapar de vez do perigo de disputar a Série B em 2008. Bastava vencer o Vasco, na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, já que o Goiás apanhou por 4 a 1 do Atlético-MG, no Mineirão. Mas o Timão perdeu por 1 a 0, gol de Alan Kardec , e o martírio vai até a última rodada.
O Timão tem os mesmos 43 pontos. Se vencer o Grêmio, domingo, no Rio Grande do Sul, escapa do rebaixamento. Mas se empatar, vai precisar secar o Goiás (42 pontos), que pega o Internacional, em Goiânia, e até o Paraná (41 pontos), que visita o Vasco. Haja coração, Fiel torcida.
Para os vascaínos, o resultado deixa o time dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana e elimina de vez qualquer possibilidade de ser rebaixado. No domingo, o rival é o Paraná, que ainda luta para não cair, e se o time vencer garante um lugar na competição continental.

Pressão do Timão. E Felipe salva
Empurrado pela torcida, o Corinthians começou pressionando o Vasco, como esperava o técnico Valdir Espinosa. A bola rodopiava nos pés dos três homens da frente do Timão, velozes, mas as melhores chances nasceram da cabeça e dos pés de defensores.


VIPCOMM
Morais volta a ser titular do Vasco, que vencem o Corinthians, no Pacaembu
Primeiro, Fábio Ferreira cabeceou, e Cássio fez ótima defesa. O goleiro voltou a brilhar em chute de Carlos Alberto, de fora da área.
Nesse meio tempo, a Fiel torcida só comemorou o gol do Atlético-MG no Mineirão. Mas não foi avisada pelo alto-falante, e sim pelo radinho dos torcedores na arquibancada.
Aos poucos o Vasco melhorou, equilibrou a partida e complicou nos contra-ataques.
E enquanto os cariocas apertavam, o Goiás empatava em Belo Horizonte. Mais uma vez, silêncio no alto-falante.
No finalzinho da etapa, Felipe, mais uma vez, salvou o Corinthians. Foi num contra-ataque. Primeiro fez uma defesa em chute de Leandro Amaral, e depois em chute de Guilherme. Duas defesas que garantiram o 0 a 0.

Alan Kardec define
O Timão voltou com tudo para o segundo tempo. E logo com três minutos Arce perdeu um gol incrível, frente a frente com Cássio.
O Corinthians era melhor, mas perdia gols. Everton Ribeiro chutou de fora da área bonito, mas à esquerda do arqueiro. Pouco depois, Bruno Bonfim invadiu a área e chutou também à esquerda, meio truncado. Desespero da Fiel.
E quando todo mundo no Pacaembu achava que o Corinthians marcaria o gol em poucos minutos, foi o Vasco quem fez. Alan Kardec cabeceou, a bola desviou em Fábio Ferreira e entrou.
A Fiel só voltou a gritar que "aqui tem um bando de louco" quando o Atlético-MG marcou o segundo gol em Belo Horizonte, dando uma mãozinha. Agora, é a Fiel ir para Porto Alegre e rezar.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

SEÇÃO HINOS: Hino do São Paulo

Composição: Tenente Porphirio da Paz

Salve o Tricolor Paulista
Amado clube brasileiroTu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro
Tu és forte, tu és grandeDentre os grandes és o primeiro

Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado
Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glóriasVêm do passado

São teus guias brasileiros
Que te amam eternamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente

Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glóriasVêm do passado
Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glóriasVêm do passado

Trazes glórias luminosas
Do Paulista Imortal
Da Floresta também trazes
Um brilho tradicional
Da Floresta também trazes
Um brilho tradicional

Ó TricolorClube bem amado
As tuas glóriasVêm do passado
Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glóriasVêm do passado

São Paulo clube querido
Tu tens o nosso amor
Teu nome e as tuas glórias
Tem honra e resplendor
Teu nome e as tuas glórias
Tem honra e resplendor


Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado
Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado

Tuas cores gloriosas
Despertam um amor febril
Pela terra bandeirantes
Honra e glória do Brasil
Pela terra bandeirante
Honra e glória do Brasil

Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado
Ó Tricolor
Clube bem amado
As tuas glóriasVêm do passado


ESCUTE AQUI!

Governador da Bahia se antecipa e anuncia implosão da Fonte Nova


O primeiro desdobramento da tragédia ocorrida no último domingo na Fonte Nova, com sete pessoas mortas pela queda da arquibancada durante o jogo entre Bahia e Vila Nova, foi conhecido nesta terça-feira. O governador da Bahia, Jacques Wagner, antecipou o prazo dado para sua decisão e anunciou a demolição do cinqüentenário estádio baiano.
A medida foi divulgada pelo governante após uma reunião com seus secretários. A idéia de Wagner é a construção de um novo estádio no local da Fonte Nova, que foi concluída nos anos 50 e não passa por reforma há 37 anos.
Segundo a assessoria do governo, a intenção existe desde a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, e a única duvida era se a nova arena seria construída no mesmo local da Fonte Nova ou em outra região de Salvador.
Jacques Wagner também garante que o acidente do final de semana acelerou a sua decisão. "Todos sabem da minha inclinação em implodir a Fonte Nova, isso foi dito diversas vezes antes da tragédia do domingo. Já temos um projeto em andamento que prevê, além da construção do estádio, um shopping center e estacionamento", declarou o governador. "Vamos apagar essa velha Fonte Nova e proporcionar aos torcedores baianos um estádio digno", promete.

Ibson elege os heróis da vaga


Ibson comemorou a vaga do Flamengo para a Taça Libertadores após a vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-PR, neste domingo, no Maracanã. O meia elegeu os "heróis" da classificação rubro-negra para a competição sul-americana em 2008.
- Todos têm um pouco de porcentagem. O Joel, a torcida... chegar ao estádio e olhar o Maracanã com esta festa é complicado. Todos os jogadores se emocionam. Perdemos os dois primeiros jogos logo que cheguei. Mas a torcida teve paciência com todo mundo, o que não é normal em um time grande - diz Ibson.
O jogador elogiou também as contratações da diretoria após a eliminação na Libertadores.
- O Flamengo melhorou quando alguns jogadores chegaram. Estávamos em uma situação complicada. Mas acertamos o meio-campo. Entrou também a experiência do Fábio Luciano na defesa. E o Roger nos ajudou dentro e fora do campo.

Autuori desponta como favorito em quinteto


São tempos de especulações no Olímpico. Na semana que marca a despedida de Mano Menezes do Grêmio após dois anos e sete meses, pipocam nomes de possíveis substitutos pelos corredores da casa tricolor. Informações novas surgem a cada dia, às vezes a cada hora. Juntando o quebra-cabeça, aparecem cinco nomes mais fortes - mas não há a garantia de que o escolhido seja um deles, até porque a diretoria está longe de um consenso. Do quinteto, o grande favorito do momento é Paulo Autuori.
Paulo Autuori
O Grêmio promete um treinador de ponta para o lugar de Mano Menezes. E poucos têm o currículo de Paulo Autuori, campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995, dono de duas Libertadores (Cruzeiro e São Paulo) e campeão mundial de 2005 com o Tricolor do Morumbi. No momento, ele está no futebol do Qatar, disposto a retornar ao Brasil. Autuori comandou o Cruzeiro no início do ano. Seu nome é visto com carinho no Grêmio. O grande problema é o alto salário recebido pelo treinador, que também passou pelo Inter em 1999 e comandou a seleção peruana recentemente.

Dunga convoca seleção olímpica


O técnico Dunga, convocou nesta segunda-feira os 22 jogadores da seleção olímpica que enfrentará a seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro de 2007, no domingo, dia 9 de dezembro, no Estádio João Havelange, no Rio. O grande destaque da lista é o atacante Alexandre Pato, do Milan.
Os relacionados, segundo o próprio treinador, saem na frente no projeto olímpico que, para o Brasil, começará nos treinos preparativos para esse amistoso - os jogadores se apresentarão no dia 4 de dezembro.
- Cabe a eles mostrar o potencial e que estão preparados para vestir a camisa da seleção. No futebol só existe a verdade do campo. O jogador é quem se escala e mostra que tem condições de voltar a ser convocado - explica.
Dunga destaca que o período de treinos da equipe servirá de laboratório. O comandante poderá observar o comportamento dos jogadores no convívio diário.
- Será uma grande oportunidade para vermos de perto, no ambiente de treinamento e da concentração, os jogadores que já vínhamos observando há algum tempo e que faziam parte de uma lista de pré-convocados - diz.
Os convocados por Dunga
Alexandre Pato -
Milan-ITA
Apodi -
Vitória
Breno -
São Paulo
Charles -
Cruzeiro
Diego Souza -
Grêmio
Diogo -
Portuguesa
Felipe -
Santos
Keirrison -
Coritiba
Leandro Almeida -
Atlético-MG
Leonardo -
Grêmio
Leonardo -
Portuguesa
Rhodolfo -
Atlético-PR
Maycon -
Internacional
Nei -
Atlético-PR
Pedro Ken -
Coritiba
Pedro Odoni -
Atlético-PR
Ramires -
Cruzeiro
Renan -
Internacional
Thiago Neves -
Fluminense
Toró -
Flamengo
Valmir -
Palmeiras
Wagner -
Cruzeiro

domingo, 25 de novembro de 2007

A um passo da vaga, Fla reencontra Ney


No dia 29 de julho, Ney Franco foi demitido do Flamengo. Deixou um time despedaçado e desesperado no Campeonato Brasileiro. Quase quatro meses depois, o treinador, agora no Atlético-PR, reencontra o ex-clube neste domingo, no Maracanã, às 18h10m. Mas aquela equipe frágil, inconsistente e achincalhada por torcida e mídia não existe mais. O Flamengo cresceu, ficou forte e atualmente é terceiro colocado na tabela, com 58 pontos. Uma vitória contra os paranaenses pode até garanti-lo na Taça Libertadores. Para isso, basta o Cruzeiro perder para o Sport, na Ilha do Retiro. A perseguição da torcida a Ney na fase final de sua passagem pela Gávea transformou-se em devoção ao substituto. Joel Santana e os jogadores conseguiram arrastar multidões ao Maracanã nestes três meses de reação meteórica. Domingo não será diferente. Os 82.044 ingressos - novo recorde do Brasileirão - estão esgotados depois de muito tumulto. Para assistir ao jogo, os torcedores passaram noites em claro na fila e duelaram contra spray de pimenta e desorganização na troca de ingressos por alimento.
- Não é de agora que a torcida está do nosso lado. Desde o jogo contra o Náutico, quando estávamos em penúltimo, eles nos abraçaram e nos carregaram. Tudo isso que acontece agora começou lá atrás - diz Joel Santana.


Agora do outro lado, Ney Franco poderá não só admirar a torcida que um dia esteve com ele como também transformar em frustração a festa programada. Empate ou derrota para o Atlético-PR pode complicar - e muito - a situação do Flamengo na tabela. Os paranaenses estão, de certo modo, cumprindo tabela. Com 51 pontos, não têm chance de chegar à Libertadores, mas praticamente garantiram-se na Sul-Americana. Talvez o papel que os interesse seja mesmo de estraga-prazer. - Vamos buscar os três pontos, e a responsabilidade maior é deles. Tentaremos os contra-ataques, e o Maracanã oferece espaço para isso - avisa o lateral-esquerdo Michel.
Toró é o desfalque
O Flamengo passou três dias da semana isolado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O período serviu para afastar os jogadores do oba-oba da torcida e concentrá-los unicamente no "sprint final" que pode garantir a vaga na Libertadores. O único desfalque do técnico Joel Santana será o apoiador Toró. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e deve ser substituído por Maxi ou Leo Medeiros. Caso o argentino seja o escolhido, Renato Augusto será recuado para o meio-campo. - Só vou ficar devendo a escalação de um jogador. É um jogo de xadrez e prefiro esperar para saber como o adversário vai jogar para depois anunciar - diz o treinador rubro-negro. Emprestado pelo Atlético-PR ao Fla, Cristian só poderia jogar se os cariocas pagassem R$ 100 mil. Porém, as diretorias entraram em acordo e o jogador foi liberado sem qualquer ônus.
Furacão ofensivo
Mesmo jogando no Maracanã contra uma imensa torcida flamenguista, o técnico Ney Franco deve optar por um esquema mais ofensivo para o duelo deste domingo. O meia Ferreira retorna da seleção colombiana e deve formar o trio no ataque com Alex Mineiro e Marcelo Ramos. Porém, caso o treinador do Furacão decida escalar o time no tradicional 3-5-2 e deixe o 4-4-2 de lado, Marcelo Ramos deve ir para banco. Nesse caso, Alex Mineiro e Ferreira formariam a dupla de ataque. Marcelo Ramos acredita que há espaço para os três no time. - O Ferreira vive um grande momento e acredito que tem como jogarmos os três juntos. Seria muito bom também voltar a jogar com o Alex porque é um jogador que eu já conheço (do Cruzeiro, em 1997), nos entendemos muito bem e temos um bom entrosamento tanto dentro quanto fora de campo - comenta Ramos.

Grêmio faz sua parte em Natal e seca rivais


Os gremistas não puderam estar "com o Grêmio onde o Grêmio estiver", mas o time nem precisou do apoio do torcedor para fazer a parte mais fácil da caminhada rumo à Libertadores: vencer o América-RN, por 3 a 0, no Machadão, em Natal, em partida realizada com portões fechados por punição do STJD imposta ao lanterna, após incidentes no duelo contra o Atlético-MG. Willian Magrão, Marcel e Diego Souza marcaram os gols.O resultado manteve os gaúchos na sétima colocação, com 57 pontos, um a menos que o Palmeiras, último integrante do G4. A parte mais complicada fica para o domingo, quando a torcida tricolor tem que torcer por tropeços de ao menos dois dos rivais diretos para chegar à última rodada sonhando com uma vaga no torneio de clubes mais importante das Américas.

Desanimados, gremistas e americanos iniciaram a partida em ritmo lento. Talvez pela ausência dos gritos de incentivo dos torcedores, as duas equipes tocavam a bola sem muita objetividade, com o rival marcando a distância. Quando se lembrou que ainda tem chances de chegar à Libertadores, o Grêmio apertou a marcação com Diego Souza, que roubou a bola de Joelan na entrada da área, mas chutou torto para o gol, aos oitos minutos. No lance seguinte, por pouco Jonas não surpreende Azul ao tentar cruzamento pela direita. A bola desviou em Róbson e quase enganou o goleirão, que, esperto, salvou o Dragão. Como em um treinamento de ataque contra defesa, o time gaúcho seguiu pressionando sem muita pressa, e voltou a assustar aos 19, quando o colombiano Bustos cobrou falta na área, o zagueiro Willian escorou de cabeça e Jonas desperdiçou excelente chance da marca do pênalti. No entanto, se o ataque tricolor não funcionava, os volantes gremistas, diante da inoperância do Dragão, resolveram se aventurar no ataque com muita competência. Em troca de passes rápida, Maylson serviu Willian Magrão, que invadiu a área em velocidade e chutou forte para abrir o placar. A vantagem e a fragilidade do adversário, que chutou ao gol somente aos 42 minutos, com Leo Papel, fizeram o Grêmio relaxar novamente.
Diego Souza faz vitória virar goleada
Com a cabeça longe do Machadão, o América-RN mostrou realmente estar mais preocupado com a Copa RN, que vale uma vaga na Copa do Brasil, e o técnico Paulo Morone sacou seu melhor jogador, o atacante Leo Papel, ainda no intervalo. Disposto a aumentar o saldo de gols, o técnico Mano Menezes resolveu liberar Diego Souza para o ataque e colocou Sandro Goiano em campo no lugar de Ramon. Abusado, o meia puxou o time para o ataque e inicou a jogada do segundo gol. Pela direita, ele deixou Berg para trás e encheu o pé. A bola explodiu em Marcel e sobrou para Maylson chutar forte no canto direito de Azul. O goleiro deu rebote nos pés do próprio Marcel, que apenas rolou para o fundo das redes, aos 21. Seis minutos depois, foi a vez de Diego deixar o seu. Bustos cobrou escanteio na área e o camisa 10 teve tempo de dominar a bola no peito e emendar para fechar o placar.Aos gremistas, resta secar Santos, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro. Já o América-RN dá um até breve ao Machadão, até a Série B de 2008.

Fluminense vence e rebaixa o Juventude




O Fluminense se despediu da torcida em 2007 com uma vitória sobre o Juventude por 3 a 2, neste sábado, no Maracanã, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Arouca (2) e Cícero marcaram os gols que rebaixaram a equipe de Caxias do Sul após 13 anos na Série A.
Com o resultado, o Fluminense passa para o 5º lugar na classificação com 58 pontos. O Juventude, com 38 pontos, permanece na penúltima colocação e vai disputar a Série B em 2008. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, dia 2, o Fluminense enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, às 16h. Já o Juventude encara o Sport, em Caxias do Sul, no mesmo dia e horário.

Primeiro tempo

Aos três minutos, o Fluminense deu o primeiro chute a gol com Arouca. Ele recebeu passe na intermediária e soltou a bomba. A bola subiu e não assustou ao goleiro Michel Alves. Logo em seguida, um lance difícil. Lauro aproveitou a sobra da defesa tricolor na área e fez o gol para o Juventude. Mas o árbitro Cleber Welington Abade marcou um empurrão de Tiago Cavalcanti no zagueiro Luiz Alberto.
Aos nove minutos, o Fluminense teve a segunda chance. Gabriel entrou na área e chutou forte, mas por cima do travessão. Aos 15 minutos, Fernando Henrique fez um pênalti bobo em Maycon. O goleiro chegou atrasado em uma bola sem muito perigo perto da linha de fundo e derrubou o adversário. Tiago Cavalcanti cobrou bem no canto esquerdo e abriu o placar para o Juventude: 1 a 0. Após o lance, a pequena torcida tricolor que compareceu ao Maracanã começou a vaiar Fernando Henrique.
Após o gol, o Fluminense começou a jogar com mais velocidade e tentou pressionar. Thiago Neves cobrou falta com perigo por cima do travessão. Pouco depois, Soares chutou rasteiro da entrada da área e o goleiro Michel Alves fez uma difícil defesa em dois tempos. O empate veio aos 35 minutos quando Arouca avançou pela direita e chutou cruzado sem chance para o goleiro Michel Alves: 1 a 1.
E a virada quase surgiu três minutos depois. Junior Cesar fez ótima jogada pela direita e rolou para Cícero. O volante, livre na marca do pênalti, chutou rasteiro para a defesa de Michel Alves com o pé direito. E o primeiro tempo terminava com o placar de 1 a 1.

Segundo tempo

O Juventude enfrentava o Fluminense cheio de desfalques por conta de lesões e suspensões. Entre os jogadores não relacionados para a partida estavam Fábio Baiano, Renato, Bruno, Barão, Camazzola, Tadeu, Alex Alves e Marcão. Mas o time de Caxias do Sul não tinha alternativa e precisava partir para o ataque no segundo tempo para evitar o rebaixamento. O problema era que o Juventude errava muitos passes e não conseguia finalizar contra o gol de Fernando Henrique.
O Fluminense, que se despedia da torcida nesta temporada, levava a partida em um ritmo calmo. Thiago Neves não jogava bem e o lateral-direito Gabriel e o volante Arouca eram os responsáveis pelas principais jogadas de ataque.
O Juventude quase fez o segundo gol em uma jogada de bola parada. Escanteio pela esquerda e após a cobrança, Danilo cabeceou para o chão. O goleiro Fernando Henrique defendeu em cima da linha. A bola não chegou a entrar.
O Fluminense até tentava alguns chutes. Junior Cesar arriscou de fora da área e a bola foi para fora. Thiago Neves, por duas vezes, teve a chance ao entrar livre pela esquerda. Mas falhou nas finalizações.
O gol da virada tricolor veio aos 28 minutos novamente com Arouca. O volante recebeu passe na estrada da área e mandou uma bomba. A bola ainda bateu na trave direita do goleiro Michel Alves antes de entrar: 2 a 1 Fluminense. Mas o Juventude ainda empatou aos 35 minutos com Romano. Após rápida cobrança de falta, o atacante chutou rasteiro no canto de Fernando Henrique.
A vitória tricolor só veio aos 42 minutos do segundo tempo, quando Cícero aproveitou o cruzamento de Thiago Neves e cabeceou para marcar o gol. Fluminense 3 a 2, uma despedida em alto estilo para a torcida, que em 2008 vai ver a equipe carioca disputar a Taça Libertadores.

Coritiba é campeão de forma heróica


O título da Série B do Brasileirão é do Coritiba. A equipe, campeã da Primeira Divisão em 1985, chegou à sua segunda conquista nacional ao derrotar neste sábado o rebaixado Santa Cruz por 3 a 2, de forma dramática, no Estádio do Arruda, em Recife.
O Coxa perdia a partida até os 42 minutos do segundo tempo, quando Keirrison empatou. Já nos acréscimos, aos 47, Henrique Dias garantiu a vitória e o caneco ao clube paranaense.

A partida marcou a despedida do técnico René Simões, que anunciou que vai comandar a seleção da Jamaica. O Coritiba terminou o campeonato com 21 vitórias, seis empates e 11 derrotas, ficando dois pontos à frente do Ipatinga, que venceu por 5 a 2 e rebaixou o Paulista - campeão da Copa do Brasil em 2005 - para a Terceira Divisão.
Apesar de enfrentar uma equipe já rebaixada, o Coxa teve dificuldade no primeiro tempo e demonstrou até uma certa apatia. Foi dominado e chegou pouco à área adversária, quase sempre em contra-ataques.
O gol saiu após uma cobrança de falta, em que Henrique se antecipou ao goleiro e cabeceou. O time foi para o vestiário com uma vitória magra, mas que garantia o título, já que, em Jundiaí, Paulista e Ipatinga empatavam em 2 a 2.
Na segunda etapa, o Coxa acelerou um pouco o ritmo, mas foi surpreendido. O Santa Cruz conseguiu o empate depois que Nildo tirou a bola das mãos do goleiro Edson Bastos, aos 13 minutos. Em Jundiaí, o Ipatinga já vencia. O título ficou mais distante do Coxa depois que, aos 35 minutos, Max deixou os pernambucanos na frente.
Com nove jogadores em campo (Jeci e Túlio foram expulsos, assim como Nildo, do Santa), o time paranaense conseguiu a virada. Aos 42 minutos, Keirrison cabeceou cruzamento de Henrique Dias. Já nos acréscimos, aos 47, Henrique Dias se tornou o herói da conquista ao concluir para a rede um lance confuso na área.