sábado, 21 de julho de 2007

A história se repete: Ju despacha o Inter


Sempre o Juventude. Quando o Inter está mal, necessitado daquela mão amiga, surge o Ju para afundar o rival ainda mais. Se o Colorado está bem, em ascensão, lá vem o Alviverde estragar tudo. Neste sábado, ocorreu a repetição de uma história que os gaúchos conhecem de ponta a ponta. No Alfredo Jaconi, o Juventude, mesmo com uma equipe visivelmente inferior, venceu o Inter por 2 a 0. E manteve o emprego de flávio campos

Com a vitória, a equipe de Caxias do Sul subiu para 14 pontos, ultrapassou o Corinthians e fechou o sábado fora da zona de rebaixamento। O Inter, ainda com 17, caiu para 11º. A equipe de Alexandre Gallo volta a campo, na quarta-feira, no Beira-Rio, contra o Paraná. O Alviverde, um dia depois, visita o Botafogo, líder do Brasileirão.

O campo pesado e escorregadio do Alfredo Jaconi não inibiu alviverdes e colorados. O primeiro tempo teve ampla movimentação. Nem parecia o clássico truncado de outros tempos. As duas equipes, cada uma com sua ambição particular, partiram em busca do gol. E chegaram perto.

O Inter criou as melhores chances. Pinga, aos 11 minutos, mandou o chute de longe. Michel Alves teve que defender em dois tempos. Aos 14, Alex recebeu lançamento perfeito de Alexandre Pato na esquerda. O meia permitiu que o goleiro adversário fechasse o ângulo e perdeu o gol. Quatro minutos depois, um lance parecido: Pato recebeu na esquerda, completamente sozinho, mas errou na hora de driblar Michel Alves. Aos 25, Edinho pegou a bola no meio, avançou e mandou a pancada. O goleiro soltou nos pés de Pato, que emendou na trave. No rebote, Christian faria o gol, mas Michel cortou com o pé na hora certa.

O Juventude não ficou atrás। O estreante Fábio Baiano, em chutes de longe, ameaçou Clemer. Mesmo com uma capacidade ofensiva menor do que a do Colorado, o Ju tentou igualar a partida. Na metade final do primeiro tempo, até conseguiu, mas faltou ser mais agudo, provocar a defesa vermelha.
O segundo tempo manteve a intensidade da etapa inicial. A diferença é que o Juventude cresceu na parada. Aos nove minutos, Fábio Baiano encontrou Éber dentro da área. Clemer usou todo o reflexo que tem para ir ao chão e impedir o gol do centroavante. Aos 21, o goleiro trocou o papel de herói pelo de vilão. Fábio Baiano cobrou falta na área, Clemer soltou e Marcão, no rebote, empurrou para o gol: 1 a 0 para o Ju.

Quando o Inter pensou em reagir, o Alviverde aplicou o gol de misericórdia. Luciano fez boa jogada e deixou para Renato completar com qualidade, na saída de Clemer. Estava decretada a vitória do Juventude. Como sempre.

Vasco vence Galo e mantém 100% em casa


O jogo não era válido pelos Jogos Pan-Americanos, mas foi um ilustre visitante da América o protagonista. O colombiano Martín García marcou dois gols da vitória por 4 a 0 do Vasco sobre o Atlético-MG, neste Sábado, pelo Campeonato Brasileiro, mantendo o time cruzmaltino com 100% de aproveitamento em cinco jogos em São Januário na competição.

Com o resultado, o Vasco pula para a segunda posição na tabela, com 20 pontos, ao lado do Goiás. O Atlético-MG, por outro lado, continua em situação complicada, com 16 pontos e perto da zona de rebaixamento.

O Vasco começou a partida de forma mais ofensiva e criou as melhores chances no início do primeiro tempo. Aos sete minutos, Perdigão fez bom lançamento para Wagner Diniz, que chutou forte, obrigando Diego a espalmar.

Embalado, o time cruzmaltino teve sua principal oportunidade aos nove minutos. Coca tocou para Julio Santos, que cruzou pelo lado direito. Com o gol praticamente vazio, Martín García cabeceou para fora.

Mas se na frente o Vasco levava perigo, atrás a defesa cruzmaltina errava muito, dando chances para que o Atlético marcasse o seu gol. Jorge Luiz e Dudar, com passes errados, entregaram bolas nos pés dos jogadores do Galo, que não conseguiram aproveitar.

Num chute de fora da área, aos 18 minutos, Conca levou muito perigo ao goleiro Diego, mas a bola do meia argentino foi para fora. A partir de então, o Atlético retomou o equilíbrio do jogo, mas não chegou com força à defesa do Vasco.

O time da casa voltou para o segundo tempo com a mesma mentalidade ofensiva com que começou a partida. Só que desta vez, aproveitou sua primeira chance de gol. Aos seis minutos, Conca cobrou escanteio e a bola sobrou para Leandro Amaral. O atacante
cruzou na área e Martín García completou de cabeça em cima da linha.

As coisas se complicaram ainda mais para o Atlético três minutos depois, quando o
árbitro viu falta dura de Lima em Martín García. O zagueiro do Galo, que tinha cartão amarelo, foi expulso.

O Vasco poderia ter ampliado aos 11 minutos. Martín García recebeu lançamento e, frente a frente com Diego, chutou em cima do goleiro do Atlético.


A pressão do time da casa aumentou e o segundo gol aconteceu aos 25 minutos. Perdigão cruzou na área e Martín García marcou seu segundo gol na partida. O Atlético logo acusou o golpe e pouco ameaçou. O Vasco ainda sacramentou a vitória aos 42, com Alan Kardec, também de cabeça, e Conca, aos 46, escorando cruzamento de Leandro Amaral.

américa desencanta no Machadão



O América-RN precisou de sete jogos para, enfim, conseguir vencer em casa. E quem pagou o pato foi o Atlético-PR, neste sábado, no Machadão: 2 a 1 para o Dragão, com gols de Paulo Isidoro e Reinaldo - Alex Mineiro descontou. A vitória leva a equipe potiguar a dez pontos, deixando o Flamengo (oito) para trás. O time paranaense se manteve na segunda metade da tabela com 16.

O Dragão foi melhor durante todo o primeiro tempo. Mas chegar com reais chances de marcar mesmo, só duas vezes. Bom para o time da casa é que o aproveitamento foi muito bom. A equipe de Marcelo Veiga abriu o placar aos 11 minutos, em cobrança de falta cruzada de Paulo Isidoro que ninguém desviou, e a bola entrou no canto esquerdo de Guilherme.

Na segunda, Arlon fez boa jogada pela direita, cruzou na marca de pênalti para Reinaldo completar para o gol: 2 a 0 e superioridade em campo refletida no placar.

Antes do intervalo, quase veio o 3 a 0. Paulo Isidoro puxa contra-ataque rápido e rola para Arlon. O atacante chutou para o gol, a bola desvia na zaga e sai pela linha de fundo.

Para o segundo tempo, o técnico Antônio Lopes promoveu mudanças. Tirou Dinei e João Leonardo para colocar Marcelo e Evandro, dando mais ofensividade ao time. Com eles, mudou também a postura do time.

Mesmo que de forma tímida, o Furacão passou a chegar mais um pouco. Principalmente pela direita, onde Evandro passou a jogar e ajudar Jancarlos. O lateral chegou com perigo aos sete minutos. Mesmo sem ângulo, ele bateu forte e quase surpreendeu Renê.

E dos pés do camisa 2 saiu o gol do Atlético. Ele achou Alex Mineiro na área, e o atacante bateu rasteiro, entre o goleiro e a trave esquerda, para diminuir.

Entretanto, foi pouco para a equipe de Antônio Lopes mudar o panorama da partida. Depois do gol, o Furacão não levou mais perigo ao gol de Renê. E o América ainda reclamou de um pênalti de Claiton em Souza já nos minutos finais.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Brasil não goleia, mas vence tranqüilo


Mais cedo, no estádio João Havelange, as meninas do Brasil aplicaram a maior goleada da história dos Jogos Pan-Americanos: 10 a 0 no Equador. Com isso, os meninos da seleção sub-17 não quiseram fazer feio e venceram a Costa Rica por 2 a 0, confirmando a liderança do Grupo A, com seis pontos. Quem esteve no Engenhão e acabou roubando a cena foi o ginasta Diego Hypolito, duas vezes medalha de ouro no Pan Rio 2007.

Na estréia, Lulinha comandou a seleção na vitória por 3 a 0 sobre Honduras. Depois da vitória desta quarta, o próximo desafio será sábado contra o Equador, às 15h, no Maracanã. O Brasil perdeu o volante Tiago para este jogo. O atleta recebeu o segundo cartão amarelo na competição e está suspenso.

O Brasil dominou todo o primeiro tempo e o adversário só conseguiu arriscar um chute ao gol de Marcelo no fim da etapa inicial - mesmo assim, a bola passou muito longe. Aos 17 minutos, depois de cruzamento para a área, Maicon aproveitou o desvio malfeito do zagueiro e abriu o placar de cabeça: 1 a 0 para o Brasil e muita festa no estádio.

Nem deu tempo para muita comemoração. Seis minutos mais tarde, aos 23, Alex fez linda tabelinha com Felipe e chutou bonito de fora da área. O destino da bola? O ângulo direito do goleiro costa-riquenho: 2 a 0. O Brasil ainda teve um gol anulado pelo árbitro, que anotou impedimento inexistente.

A Costa Rica voltou para a segunda etapa mais inspirada. Não que isso fosse motivo de preocupação para o técnico Luiz Antonio Nizzo. Mas pelo menos os costa-riquenhos conseguiram segurar o ataque brasileiro e não levar mais gols.

Os meninos do Brasil não chegaram nem perto da goleada aplicada pelas meninas, comandadas por Marta. Mas o time, regido por Lulinha, do Corinthians, fez bonito em campo e está cada vez mais perto das semifinais do Pan.

Brasil dá show, faz 10 a 0 e avança à próxima rodada


Um massacre. Assim pode ser considerada a vitória da seleção brasileira feminina de futebol nesta quarta-feira, pela quarta rodada do grupo A dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Grande favorita à conquista do ouro, o time nacional derrotou o Equador por 10 a 0 no Estádio João Havelange e assumiu a liderança da chave.

Mesmo com a humilhante goleada, o Brasil não assumiu a primeira colocação da chave. Com nove pontos e saldo positivo de 19 gols, a equipe ainda fica atrás do Canadá, que massacrou a Jamaica por 11 a 1 no Centro de Futebol Zico e se manteve à frente. O time da América do Norte leva a melhor por ter 21 gols de saldo. O Equador, por sua vez, se fundou ainda mais na lanterna do grupo, sem ter pontuado.

As grandes artilheiras da partida foram Marta e Cristiane, que balançaram as redes quatro vezes cada uma. Ainda deram sua contribuição para o elástico placar Pretinha e Daniela Alves, com um gol cada. Além disso, a goleira equatoriana Carla Wray, que cometeu sucessivas falhas. Na próxima rodada, a última da primeira fase, a seleção feminina encara a sua principal rival no grupo, o Canadá. Já o Equador tem pela frente o Uruguai, no duelo para decidir o último colocado do grupo.

O jogo: O massacre começou logo aos nove minutos de partida, quando Marta fez boa jogada pela direita e encontrou Cristiane na área, que desviou de cabeça e marcou o primeiro para o Brasil. Aos 18 minutos, a seleção feminina ampliou em jogada parecida. Mais uma vez, Marta cruzou da direita e Daniela Alves acertou um belo voleio. A goleira Wray, no entanto, deu a sua contribuição ao falhar pela primeira vez na partida.

A partir daí, o tome verde e amarelo encontrou o caminho do gol. Contando com uma defesa muito fraca, Marta correu pela esquerda, invadiu a área e rolou para Cristiane, que se antecipou à defesa e bateu de esquerda.

Três minutos depois, o quarto gol brasileiro saiu com nova jogada pela linha de fundo. Após cruzamento da esquerda, a goleira equatoriana saiu mal e Cristiane completou de cabeça, marcando seu terceiro no jogo.

Antes mesmo de terminar o primeiro tempo, aos 35 minutos, a equipe nacional aproveitou para marcar o seu quinto tento. Marta foi lançada em profundidade, duas zagueiras do Equador se atrapalharam com o quique da bola, que sobrou para Marta chutar de primeira, no contrapé de Wray

No segundo tempo, o Brasil não se acomodou e marcou o sexto gol logo aos dois minutos. Daniela tentou o cruzamento na área e pegou mal na bola. O chute, mesmo torto, surpreendeu Wray adiantada e entrou, em um belo gol de cobertura. Oito minutos depois, Marta marcou seu segundo na partida aproveitando nova falha da defesa em bola alçada na área, mandando de esquerda no ângulo da meta do Equador.

Aos 20 minutos, mais uma vez Wray falhou. Ela chegou a defender dois chutes seguidos, mas soltou a bola nos pés de Pretinha, que limpou a jogada e completou para as redes. Momentos depois, Pretinha fez linda jogada pela esquerda e rolou para Marta dentro da área, que empurrou para o gol.

O décimo gol saiu aos 45 minutos. Marta foi lançada em velocidade, invadiu a área e chutou cruzado, marcando seu quarto na partida.

Inter decreta luto por Amoretty, mas descarta adiar rodada

A morte do ex-presidente Paulo Rogério Amoretty Souza no acidente desta terça-feira com o vôo JJ 3054 da TAM, em São Paulo. já repercute no Internacional. O atual presidente, Vitorio Carlos Costi Piffero, decretou luto de três dias no clube e a bandeira oficial do Inter já aparece a meio mastro no Beira-Rio. A equipe deve entrar em campo nesta quarta-feira, contra o Corinthians, com tarjas pretas nas mangas.

Pela manhã, Piffero comentou os sentimentos do clube com a tragédia. “Consternação total. O Paulo Amoretty era um amigo, sempre se dedicou, trabalhou e apoiou todas as causas relativas ao Inter. É um acidente que envolve não só a família colorada, mas também o povo gaúcho e brasileiro”, lamentou o presidente.

O dirigente descarta o adiamento da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terá jogos nesta quarta e quinta-feira. “Não houve nenhuma manifestação da CBF para transferir os jogos. Mas o espetáculo não pode parar. A vida segue, temos que nos acostumar com as perdas e procurar trabalhar para de alguma forma reverenciar quem se foi”.

O Internacional emitiu nota informando que a direção, o Conselho Deliberativo e os funcionários estão perplexos com o acidente e que está mobilizado para obter mais informações, à espera da confirmação formal do IML sobre a morte de Amoretty para adotar novas medidas. O clube também se solidariza com familiares, amigos e colegas do ex-presidente.

Paulo Amoretty foi presidente do Internacional no biênio 98/99 e retornava de Porto Alegre para São Paulo para cuidar do caso do atacante Nilmar. Ele era o advogado contratado pelo Corinthians para defender o clube no polêmico imbróglio com o Lyon e preparava o recurso que levaria à Justiça da Suíça para tentar reverter a decisão da Corte de Arbitragem do Esporte, que obrigou o Timão a pagar oito milhões de euros ao clube francês.

Antes disso, o advogado também havia trabalhado na comissão de resolução da Fifa, que resolve imbróglios entre jogadores e clubes, e defendeu também o atual presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jorge Lacerda Rosa, na disputa pelo poder da entidade em 2004.

A tragédia desta terça-feira aconteceu em São Paulo. A aeronave teve problemas para pousar no Aeroporto de Congonhas, derrapou pela pista, atravessou a avenida Washington Luiz e atingiu o prédio da TAM Express e um posto de gasolina.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Para argentinos, Robinho foi o melhor


O camisa 11 da seleção brasileira na Copa América já recebeu cerca de 60% dos mais de 60 mil votos registrados na enquete realizada pelo site do periódico esportivo "Olé", que pergunta aos seus leitores qual foi o melhor jogador da competição.

Robinho está disparado na liderança, seguido pelos argentinos Riquelme e Messi e por Castillo, do México<

Irmão de Ronaldinho iria para São paulo


O irmão de Ronaldinho Gaúcho sente que nasceu de novo. Assis, ex-jogador e empresário do craque do Barcelona, planejava ir a São Paulo na tarde desta terça-feira. Ele mudou de planos em cima da hora.

Em entrevista por telefone, Assis não soube dizer se o vôo que ele pegaria era exatamente o 3054. De qualquer forma, declarou-se abalado com a situação.

- Eu ia para São Paulo, mas um compromisso me segurou aqui. A viagem seria à tarde mesmo. Poderia ser esse vôo. O susto foi enorme. Nem sei o que pensar.